O modal marítimo é a principal escolha de importadores e exportadores de todo o mundo devido a sua capacidade e ao custo-benefício que ele proporciona nas operações.
No entanto, é muito importante conhecer quais as taxas e sobretaxas que podem incidir sobre valor o frete marítimo antes de optar por esse modal, confira as principais:
– Taxa de frete básico: é a taxa comum e que existe em qualquer frete, sendo calculada a partir das características do produto e da rota.
– Taxa mínima: essa taxa tem como principal objetivo ressarcir os armadores os custos referentes às cargas com um peso inferior ao ideal, estabelecendo um valor para que cargas inferiores a determinado peso e dimensão paguem uma determinada quantia.
– Taxa de seguro: essencial para garantir a segurança da carga durante o transporte, seu cálculo varia bastante pois é baseado no tipo e na quantidade da carga.
– Sobretaxa por congestionamento: como o próprio nome sugere, essa sobretaxa é cobrada em casos de alto fluxo de contêineres e navios nos portos que geram atrasos nas operações.
– Sobretaxa de combustível: tem como objetivo subsidiar o custo do combustível utilizado durante o percurso da rota.